top of page

Prémio

de Poesia

TITO OLÍVIO

2018

REGULAMENTO

O Rotary Club de Faro instituiu o “Prémio de Poesia Tito Olívio”, em 2017, para se realizar nos anos pares, com início no ano de 2018. O seu objetivo é incentivar a produção literária de Poesia, contribuindo para a defesa e enriquecimento da Língua Portuguesa e também para homenagear o poeta e escritor Tito Olívio, que vive nesta cidade há mais de 50 anos e é o mais antigo rotário do Algarve, ainda representativo.

 

​

 

1 - A QUEM SE DESTINA

 

  1. – À modalidade ADULTO podem concorrer todas as pessoas, maiores de 18 anos, mas as obras têm de ser individuais e escritas em língua portuguesa, desde que não pertençam à organização do concurso nem ao seu júri, nem tenham ganho este Prémio há menos de 5 anos.

  2. - À modalidade JOVEM podem concorrer os jovens do Algarve, de menos de 18 anos, com poemas escritos em língua portuguesa, desde que não tenham laços familiares com os membros da organização do concurso, nem ao seu júri.

  3. – Não existe um tema para os trabalhos. A criação dos autores e a sua expressão são livres, mas terão de obedecer às regras deste concurso.

 

 

Modalidade ADULTO

 

2 - DOS TRABALHOS

 

2.1 – A obra a concurso é constituída por um livro de Poesia, sendo o trabalho do vencedor publicado pela Editora “Sul-Sol-Sal”, o qual será da responsabilidade do Rotary Club de Faro.

2.2 - O vencedor do Prémio terá direito a 50 exemplares do livro, cujo valor integra os direitos de autor, correspondentes à primeira edição da respetiva obra.

2.3 - O vencedor do Prémio é livre de fazer outras edições, por sua conta, depois de se assegurar, por escrito, de que está esgotada a primeira edição, junto do Rotary Club de Faro.

2.4 - Os livros, referidos em 2.1., deverão ser levantados, obrigatoriamente, na Sessão de Entrega de Prémios, a efetuar em Faro, em data e local a anunciar atempadamente.

2.5 - Se o vencedor do Prémio não puder estar presente na Sessão de Entrega de Prémios, deverá fazer-se representar, para receber os 50 livros, sob pena de os mesmos reverterem para a organização.

2.6 - O Prémio não poderá ser atribuído ex-aequo, mas pode haver Menções Honrosas, recebendo os respetivos autores um diploma.

 

3 - DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

3.1 - Os trabalhos a concurso devem respeitar as seguintes condições, sob pena de exclusão:

3.2 - Cada concorrente só pode apresentar um trabalho a concurso.

3.3 - De cada obra, o concorrente enviará quatro exemplares, em formato A4, carateres em «Verdana 10», a um espaço e meio, com um mínimo de 60 e o máximo de 80 páginas, escritas de um só lado, e cada poema não pode ter mais 25 linhas por página, contando os versos e os espaços entre eles.

3.4 - As folhas devem vir ligadas entre si, de forma permanente (sem argolas ou espiral), formando um livro, com o número da página em baixo e o pseudónimo na parte superior direita, em cada uma, e com uma capa de cartolina branca, sem imagens, onde conste apenas o nome do concurso, o pseudónimo e o título da obra.

3.5 - Juntamente com o trabalho, deve vir um envelope fechado com fita gomada, opaco, tendo, por fora, apenas o pseudónimo e o título do livro, e, por dentro, a ficha de inscrição, constante deste Regulamento, devidamente preenchida, acompanhada de cópia do Cartão de Cidadão.

3.6 – Por uma questão de segurança, o concorrente deve assinar, no verso do envelope referido no nº anterior, sobre a fita gomada (assinatura igual à do Cartão de Cidadão).

 

4 - DA ENTREGA DOS TRABALHOS

 

4.1 - O trabalho será obrigatoriamente enviado pelo correio postal, até ao dia 31 de janeiro de 2018, (valendo a data do carimbo), para:

​

Rotary Club de Faro

Prémio de Poesia Tito Olívio

Apartado 56

8001-911 FARO

PORTUGAL

 

4.2 – A Organização não se responsabiliza por danos ou extravio do trabalho, até ser levantado no apartado, devendo o concorrente empacotar cuidadosamente o trabalho.

4.3 – O pacote deve conter, no lugar do remetente, o seu e-mail, para o caso de ter de ser contactado pela da Organização para esclarecer qualquer possível dúvida.

 

5 - DO JÚRI DO CONCURSO

 

5.1 - O júri será constituído pelo mínimo de 3 e o máximo de 9 escritores ou professores de reconhecido mérito.

5.2 – Da decisão do júri, não pode haver recurso, exceto se for provado algum plágio.

5.3 – Se for verificado haver plágio na obra vencedora, o Prémio será entregue ao 2º classificado.

5.4 - O júri tem poder para desclassificar um trabalho, que contenha palavrões ordinários, pornografia, propaganda ou crítica religiosa ou política, bem como elogio ou estímulo à violência.

5.5 - O prémio poderá não ser atribuído, caso os trabalhos apresentados a concurso não reúnam a qualidade mínima exigida pelo critério previamente aprovado pelo júri.

5.6 - Poderá o júri conceder Menções Honrosas, em número que entender.

 

6 - DO PRÉMIO

 

6.1 - Será premiado o trabalho, que o júri considerar ser o melhor texto, por maioria de votos.

6.2 - O Prémio de Poesia Tito Olívio é constituído pela edição gratuita da obra vencedora do concurso, em livro com capa a cores, a fazer pela Editora Sul-Sol-Sal, de Olhão, em primeira edição, tendo o vencedor direito a receber 50 exemplares dessa edição, além de um diploma.

6.3 - O restante desta edição fica propriedade do Rotary Club de Faro, que o entrega à Editora Sul-Sol-Sal, para proceder à sua venda.

6.4 – Os autores premiados com Menção Honrosa receberão um diploma.

 

7 – DA COMUNICAÇÃO DO VENCEDOR E OUTROS PREMIADOS

 

7.1 - O vencedor do concurso será notificado por telefone e por e-mail, devendo responder se aceita ou não o prémio, o que corresponde ao compromisso de estar presente na cerimónia de Entrega de Prémios, porque a entrega só será feita pessoalmente ou a um seu representante, devidamente credenciado.

7.2 – Os premiados com Menção Honrosa serão notificados por telefone e por e-mail, podendo não estar presentes na referida cerimónia, recebendo, nesse caso, o seu diploma pelo correio postal.

7.3 - No caso de renúncia, por parte do vencedor, por não poder estar presente na entrega de prémios, o prémio será proposto ao segundo classificado e, se houver nova renúncia, será premiado o terceiro classificado e, assim, sucessivamente.

7.4 - Ao vencedor será pedido, posteriormente, o envio do currículo resumido e de uma foto a cores, para figurarem no livro.

7.5 – Os prémios serão entregues durante uma sessão cultural, pública e grátis, a realizar em Faro, em data, hora e lugar a comunicar posteriormente.

​

 

 

Tito Olívio
(Henriques)

biografia

nasceu em 23 de Março de 1931, no concelho de Penalva do Castelo (Viseu),

e vive em Faro – Algarve – Portugal.

É licenciado em engenharia civil (1958) e em sociologia (1981). Trabalhou na função pública e actualmente está reformado.

Foi Presidente dos Bombeiros Voluntários de Faro, Mesário da Santa Casa da Misericórdia de Faro e Vereador da Câmara Municipal de Faro. A Cruz Vermelha Portuguesa, em 1973, agraciou-o com a Medalha de Louvor.

Colaborou, desde os 21 anos, em jornais diários e regionais, publicou 37 livros, em verso e em prosa, e obteve mais de uma centena de prémios em Jogos Florais do País e do Brasil. É poeta, escritor, colunista, membro de Júris de Jogos Florais, palestrante e estudioso da língua portuguesa.

É membro da Sociedade Portuguesa de Autores e presidente da Assembleia Geral da Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve. Pertence à NOVAVPV- Nova Academia Virtual de Poetas Brasileiros, aos Confrades da Poesia e ao CEN-Cá Estamos Nós.

A Verdade

Poema

A verdade. Afinal que é a verdade?

Vento que sopra sem ter rumo certo,

Uma ilusão perdida em cada idade,

Roda que gira e nunca chega perto.

 

Abstracção, tal como alma e divindade,

Podemos duvidar e ser incerto,

Mas o que vemos é a realidade,

Tão pura como o azul em céu aberto;

 

É o Sol que, ao nascer, arrasta o dia,

Ou as marés em ondas de harmonia,

A pomba que de milho se mantém.

 

Quisera que a verdade fosse minha,

Tal como todo o espaço é da andorinha,

Mas não pertence a mim, nem a ninguém.

Lá longe, quando acaba o infinito,

Está o cemitério das estrelas.

Quando morrem os astros, finda o mito

Que inventaram das luzes paralelas.

 

Nos livros aprendi muitas balelas,

Mas naquilo que dizem, acredito.

Então no longe põe-se o pó daquelas

Galáxias cujo gás era finito.

 

Um dia a via Láctea vai pra lá

E a Terra e os planetas quantos há,

Também o Sol, se já arrefeceu.

 

Quem sabe se até eu, quando morrer,

Irei nesse lá longe aparecer

E, assim, todo o Universo serei eu.

Quando Acaba o Infinito

Poema

Rotary Club de Faro

Prémio de Poesia Tito Olívio

Apartado 56

8001-911 FARO

PORTUGAL

Informações:

​

premiodepoesiatitoolivio@gmail.com

T. 925701323

Rotary

Club

de Faro

Modalidade JOVEM

 

​

8 - DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

8.1 – A obra a concurso é constituída por um livro de Poesia.

8.2 - Os trabalhos a concurso devem respeitar as seguintes condições, sob pena de exclusão:

8.3 - Cada concorrente só pode apresentar um trabalho a concurso.

8.4 - De cada obra, o concorrente enviará quatro exemplares, em formato A4, carateres em «Verdana 10», a um espaço e meio, com um mínimo de 10 e o máximo de 20 páginas, escritas de um só lado, e cada poema não pode ter mais 25 linhas por página, contando os versos e os espaços entre eles.

8.5 - As folhas devem vir ligadas entre si, de forma permanente (sem argolas ou espiral), formando um livro, com o número da página em baixo e o pseudónimo na parte superior direita, em cada uma, e com uma capa de cartolina branca, sem imagens, onde conste apenas o nome do concurso, o pseudónimo, o título da obra e, ao fundo, em tamanho bem visível, a palavra JOVEM.

8.6 - Juntamente com o trabalho, deve vir um envelope fechado com fita gomada, opaco, tendo, por fora, apenas o pseudónimo e o título do livro, e, por dentro, a ficha de inscrição, constante deste Regulamento, devidamente preenchida, acompanhada de cópia do Cartão de Cidadão.

 

9 - DA ENTREGA DOS TRABALHOS

 

9.1 - O trabalho será obrigatoriamente enviado pelo correio postal, até ao dia 31 de janeiro de 2017, (valendo a data do carimbo), para:

​

Rotary Club de Faro

Prémio de Poesia Tito Olívio

Apartado 56

8001-911 FARO

PORTUGAL

​

9.2 – A Organização não se responsabiliza por danos ou extravio do trabalho, até ser levantado no apartado, devendo o concorrente empacotar cuidadosamente o trabalho.

9.3 – O pacote deve conter, no lugar do remetente, o seu e-mail, para o caso de ter de ser contactado pela da Organização para esclarecer qualquer possível dúvida.

 

10 - DO JÚRI DO CONCURSO

 

10.1 - O júri será constituído pelo mínimo de 3 e o máximo de 9 escritores ou professores de reconhecido mérito.

10.2 – Da decisão do júri, não pode haver recurso, exceto se for provado algum plágio.

10.3 – Se for verificado haver plágio numa das obras vencedoras, o Prémio será entregue ao concorrente que lhe siga na classificação.

10.4 - O júri tem poder para desclassificar um trabalho, que contenha palavrões ordinários, pornografia, propaganda ou crítica religiosa ou política, bem como elogio ou estímulo à violência.

10.5 - Poderá o júri conceder Menções Honrosas, em número que entender.

 

11 - DOS PRÉMIOS

 

11.1 – Haverá 3 prémios. Primeiro, segundo e terceiro, correspondendo, a cada um, troféu e diploma.

11.2 – Os autores premiados com Menção Honrosa receberão um diploma.

 

12 – DA COMUNICAÇÃO DOS VENCEDORES

 

12.1 - Os vencedores do concurso serão notificados por telefone e por e-mail.

 

13 – DA ENTREGA DOS PRÉMIOS

 

13.1 – Os prémios serão entregues durante uma sessão cultural, pública e grátis, a realizar em Faro, em data, hora e lugar a comunicar posteriormente.

 

14 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

14.1 - A participação no concurso implica a aceitação deste Regulamento por parte dos concorrentes. As obras que não respeitem todas estas normas serão eliminadas do concurso.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

bottom of page